Image hosting by Photobucket

Grandes amizades… na 18ª NOITEstop

Na passada sexta-feira, dia 19 de Outubro, a XVIII NOITEstop reuniu mais de duas dezenas de jovens em Camarate. Este encontro foi especial, não só pelas histórias autênticas partilhadas e representadas pelos participantes, mas também pelas histórias de verdadeira amizade, trazidas pelos dois convidados.


Neste encontro a NOITEstop proporcionou um momento de reflexão sobre o tema Amizade. O início ficou marcado com um pequeno jogo onde cada um disse o que era amizade ou inimizade. As respostas foram variadas e criativas. Este foi o ponto de partida para as representações, feitas a seguir. Divididos em 3 grupos, cada um representou 2 cenários – um em que se experimentou a verdadeira amizade e outro em que as coisas não correram tão bem e a amizade esteve comprometida. O resultado foi bastante interessante e ajudou também na integração de novos membros.


De seguida, o tempo estava reservado à escuta de duas experiências. O José Lopes, voluntário da Comunidade Vida e Paz, trouxe-nos o relato de uma experiência na primeira pessoa. Dada a ligação à ajuda dos sem-abrigo, espalhados pela cidade de Lisboa, a simples coincidência de um deles fazer anos no mesmo dia, levou-o uma vez a convidá-lo para a festa de aniversário que passou a ser dos dois. A partir desse momento houve que passar algumas barreiras para que o Nuno saísse da rua e pudesse reconstruir uma vida. O sucesso foi testemunhado por todos. Essa ligação de profunda amizade permite hoje ao Nuno estar empregado, com namorada e uma vida completamente diferente de há uns anos atrás.


Através da mesma instituição, chegou-nos uma convidada mais experiente e com um testemunho muito forte, a Irmã Tassy. Há cerca de 15 anos a sua vida de religiosa estava prestes a ficar marcada por uma relação forte de amizade dentro de um grupo de Jovens, da zona de Santarém. A história é simples, começa numa paróquia onde os jovens estavam desligados da Igreja, e com muita paciência e algum tempo, foram esses mesmos jovens a criar as condições para que outros se pudessem aproximar da paróquia. As dificuldades foram bastantes, mas a vontade de poder descobrir o que fazem os jovens e o que procuram, levou esta religiosa a integrar-se no meio do grupo e vê-lo crescer. Este grupo de jovens, é hoje um grupo de amigos, que apesar de separados fisicamente continuam a corresponder-se e encontrando-se nos casamentos dos diferentes elementos, muitos deles, nascidos dentro do próprio grupo.
Ambas as histórias, apesar de terem características diferentes, testemunham o mesmo espírito verdadeiro de Amizade. Concluímos que amizade é dar-se.


No final anunciou-se que a NOITEstop, atendendo à sugestão dos participantes, organizará neste Natal um almoço para os mais carenciados de Camarate, que contará dos jovens. Esta é uma actividade nova, prontamente aceita pelos responsáveis, e que já conta a com o apoio de algumas instituições.

Foi também lançado o convite a todos os participantes de uma peregrinação, a pé, a Fátima no próximo Carnaval. Este é um momento importante, não só na vida do grupo mas para toda a paróquia.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

olaaaa
bem amei esta noite stop, fiquei muito sensibilizada e claro tocou muito os testemunhos...
foi uma noite incesquecivel..
obrigado por nos fazerem assim reunir todos os meses...
;)

voces sao o maximo

beijinhos
lucia

p.s:so falta as fotos

24 outubro, 2007 18:31  
Anonymous Anónimo said...

Adoreiii o tema e sobretudo adorei o testemunho do Jose e da irma

Soraia

24 outubro, 2007 21:21  
Anonymous Anónimo said...

Bom, isto realemente está cada vez melhor, agora os jovens até propõem actividades... temos futuro!

É importante a amizade, pois sem ela, grande parte da nossa vida não tem alegria.

Por isso a equipa da NOITEstop funciona tão bem, e como também foi dito, é nas diferenças que se vê a verdadeira amizade.

Convém relembrar que nas Peregrinações o valor da amizade está muiiiiito mais visivel...

vamos ver se corresponde á verdade
Miguel

25 outubro, 2007 11:30  
Anonymous Anónimo said...

Vamos ver então...
Estou anciosa :), não para ver reflexos de amizade, porque sei que isso já existe. Mas por poder partilhar uma experiência enriquecedora com aqueles que, de certa forma, já fazem parte de nós.
Aí poderemos CAMINHAR LADO A LADO COM O NOSSO AMIGO... Ou não lol :)

Beijinhos,

Ana Rocha

26 outubro, 2007 12:50  

Enviar um comentário

<< Home