Image hosting by Photobucket
Os Valores

> Não vivemos num mundo irracional e desprovido de sentido, pelo contrário existe uma lógica moral, social e ética que o bom-senso e o respeito pelos outros nos ensina a sermos humanos, e também a sermos cristãos activos no mundo.

É importante, que possamos exercer os nossos valores, atitudes e pensamentos em liberdade e com responsabilidade, e que esta liberdade obedeça à verdade, para que a nossa "liberdade" não destrua a liberdade do «outro».

“ Deus deu-nos a inteligência para conhecermos a verdade e vontade para alcançarmos o que é moralmente bom.” Papa João Paulo II, Lições para a Vida

A Família é a primeira escola, por isso é necessário valorizar e ensinar às crianças tudo o que é importante para a sua vida moral e social. Os valores incutidos pela família são essenciais para uma boa educação. Cada membro desempenha um papel importante e fundamental: o pai, a mãe, os avós, os filhos, e os irmãos, cada um é especial e único.

" A Família é o local onde as crianças se deparam pela primeira vez com o mundo, a família tem de ser para as crianças a primeira escola da paz."

Papa João Paulo II, Lições para a Vida



Família Cristã

> É aquela que transmite a fé cristã aos filhos, que os ensina a serem filhos de Deus e irmãos em Cristo, a viverem em Igreja.

A importância dos Pais serem a autoridade na família, os pais brincam, conversam e aconselham os filhos, mas não são “os amigos” são os Pais, é necessário impôr a obediência com amor, não com mimos e facilitismos.

Os Pais, para bem dos filhos, têm que saber dizer «Não», é fundamental que as crianças aprendam desde cedo a lidarem com a negação e a fustração, e assim conseguirão distinguir o bem e o mal.

Ao dizer que os Pais não são “os amigos” não significa que não possa haver um diálogo aberto entre todos. Todos, pais e filhos, têm direitos e deveres.

O amor, o perdão e a verdade são dons essencias para um saudável bem-estar familiar, de pais para filhos e de filhos para pais. Só neste ambiente, se aprende o sentido de inter-ajuda e de respeito pelos outros, e se perde um pouco do egocentrismo e do egoísmo natural, abrindo novos horizontes em diversos contextos.

A Família Cristã tem como base os valores do evangelho, logo o tempo dedicado à família deverá ser prioritário, é preciso paciência e caridade de ambas as partes, e oração, pois é necessário alimentar também a e o relacionamento íntimo com Deus, porque Deus é Amor.

> Que nas dificuldades, sofrimentos, desilusões e angústias possamos encontrar na família um “porto seguro”, que nos fortaleça e nos ajude a crescer e a amadurecer a humanidade e a caridade em nós. E assim ajudar todos aqueles que precisam.

“Tornai-vos amigos daqueles que não têm amigos. Tornai-vos família daqueles que não têm família. Tornai-vos comunidade daqueles que não têm comunidade.”

Papa João Paulo II , Lições para a vida


Deixamos as seguintes questões para livremente comentares:
1. Como foi a 3ª Noite Stop?
2. O que achaste destes valores? E qual é o teu papel na família sobre estes valores?
3. O que é que te chamou mais a atenção nos excertos de filmes?

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

A Família

Pois é Meus amigos parecendo que não chegámos à nossa 3ª paragem!!!
Espero que estas noites possam ser como aqueles comboios que ao fim de semana param em todas as estações e apeadeiros e, que parece que nunca mais chegamos ao nosso destino!
Penso que até agora abordámos temas que querendo ou não foram ao encontro dos jovens. A forma como tratámos os temas está, ao meu ver, actuais e falam a linguagem dos jovens de hoje.
Não dispersando… Penso que este 3º tema ou 3ª paragem foi mais um toque que sem querer também me tocou a mim.
É verdade e todos sabemos que é na família que nos formamos como pessoas, que aprendemos o que é bom e o que é mau.
O que aprendemos nas escolas, nos postos de trabalho, com os amigos são apenas anexos que temos de adaptar à nossa realidade.
Devemos trazer das nossa famílias os valores que os nossos pais nos vão transmitindo,
Devemos levar para casa as nossas dúvidas e discuti-las com a nossa família. Pelo menos é esta a visão que eu tenho da família ideal…
No entanto, a verdade é totalmente diferente daquele que se quer e que se idealiza…
Existem famílias que não conseguem transmitir os valores mais correctos deixando portanto que os filhos se eduquem nos locais onde se calhar passam mais tempo, seja na escola, seja nos centros comerciais, seja no parque onde estão com os amigos. A verdade é que em quase todos os filmes pude ver a minha realidade, tirando o filme do genro branco…lol
Quantas vezes os nossos pais não estão tão cansados que nem têm tempo para ouvir o que temos para contar do nosso dia, quer seja bom quer seja mau?
Quantas vezes não desejamos que os nossos pais possam ir dar uma volta connosco?
Estamos sempre à espera de mais…
Quantas vezes temos a liberdade de nos abrirmos com os nossos pais e contar aquilo que às vezes possa parecer sem a menor importância?
Quantas vezes obedecemos aos nossos pais?
Quantas vezes aquilo que eles desejam para nós é aquilo que nós sonhamos?
Muitas questões levantam-se aqui e cabe a cada um de nós buscar as nossas respostas. Respostas essas que sem sombra de dúvidas só podemos encontrar no seio das nossas famílias. E quando ainda tivermos duvidas vamos experimentar falar com os nossos pais ou irmãos.
Mas também não nos podemos esquecer que a nossa missão não é só receber da família,
Também temos a importante missão de levar para casa aqueles valores que às vezes não temos e que achamos que fazem bem ao nosso meio familiar.
Penso que seria importante também deixar a minha opinião sobre a NoiteStop.
Como Elo de Ligação, posso afirmar que estas noites têm me feito muito bem, desde ao trabalho que dá preparar, mas acima de tudo ver a satisfação e o convívio e a vossa presença!
Apenas, e para não me alongar mais, peço que continuem nesta viagem e que nas próximas paragens possas trazer mais passageiros a bordo desta viagem que a cada paragem promete mais temas que vos convida a parar!
Um Forte Abreijo a todos
Sérgio Gomes

19 março, 2006 23:10  
Anonymous Anónimo said...

Ah!
Esqueci-me de dizer...
Aproveitem por favor este espaço para nos dizer onde podemos melhorar, e onde podemos nos acalmar...hihihi
Sérgio

19 março, 2006 23:12  
Anonymous Anónimo said...

Pois é ... OS VALORES DA FAMÍLIA ... Mais uma vez, falámos sobre um tema muito actual na nossa sociedade, e que tem vindo a ganhar uma importância cada vez mais notável nos dias de hoje.
Estes valores são fundamentais para o crescimento e para os membros de qualquer família, quer seja cristã ou não. Mas este "AMOR" que se constrói no seio de uma família é um amor ÚNICO, que nos faz viver dando a vida pelo próximo, respeitando e partilhando aquilo que é bom e até, aquilo que não é.

Nesta Noite Stop, através dos excertos de filmes apresentados, ficou evidente algumas das situações que vivo e depararo-me no meu dia-a-dia, quer comigo, quer com a minha família e também, com as pessoas com quem me relaciono.

Ainda bem que podemos "crescer", no sentido de que podemos aprender a AMAR, sem condicionalismos e sem preconceitos ... porque acreditamos nos valores que nos são transmitidos e, CREMOS n'Aquele que nos transmite, dia-a-dia este AMOR.

Até á próxima.

Ana

20 março, 2006 01:07  
Anonymous Anónimo said...

Bom...o meu papel na família sobre estes valores é muito reduzido, não sou uma pessoa que considero paciente, de todo, mas sou bastante exigente e não é comigo!

Há dias em que não os posso ver à frente -literalmente. Mas tb não sei se viveria sem eles, apesar de o meu irmão ser o último a chegar quando realmente preciso de ajuda, e a minha irmã não chega necessariamente a correr...mas, são a família que Deus me deu, tenho de os aturar - como custumo frisar muitas vezes : eu já devo ter um lugar no céu de tanto que eu os aturo (como se fosse assim). Mas, se vissem os olhos negros e os dentes partidos percebiam-me - não é exactamente canja...

Já passei a fase da adolescência - acho eu - e cada vez mais dou valor à educação que os meus pais me deram, para azar deles tenho muito mau-feitio, e um mau-humor quase diário que não deixa a delicadeza e a boa educação que recebi muito exposta, mas é assim a vida...assumo aqui publicamente que a culpa não é deles.

Uma coisa que em mim me mostra claramente que o meu papel na minha família não é nada cristã, é o facto de sempre me arrepender do bem que faço a alguém, ao cozinhar, ao ir buscar um copo de água, ao arrumar algo que não fui eu que desarrumei,etc... arrependo-me sempre. Mas, das vezes que grito, berro, ralho quase nunca há desculpas nem arrependimentos - e sei que isto não é cristão.

Porém, noto que sou muito mais paciente e prestativa com os outros do que com os meus irmãos. Aliás chamo mana e mano a muita gente menos aos meus...mas é porque eles também são umas boas pestes...e não sou a única de mau-feito lá em casa, posso só ter o pior, só isso...

Nos filmes, gostei do "Á dúzia é mais barato" gostei imenso do ambiente, da mesa cheia de gente, do trabalho em equipa das brincadeiras em conjunto, e sobretudo da maneira como os pais governam e colocam ordem em casa - simplesmente fantástico.

E o "Era uma vez um pai" também é encatador, e mostra que ser pai nem sempre é fácil, mas sempre compensa.

No "Amor Acontece" aquele é o padrasto mais extraordinário do mundo... 5 estrelas, a maneira como ajuda o enteado e se esforça por ouvi-lo e o incentiva a lutar por aquilo que deseja, é maravilhoso.

Da minha parte, é isto...

20 março, 2006 02:33  
Anonymous Anónimo said...

olá a todos!
antes de mais, queria dar os parabéns pela noite stop, pois a ideia dos filmes foi mt boa.

qto ao tema em si, acho q foi mt bem abordado, nomeadamente a questão das relações estabelecidas entre os membros da família: os pais n são os amigos da escola e cm tal merecem respeito e obediência.
no entanto, já estou como a luísa, q diz q é pco paciente. mesmo assim, esta noite despertou em mim o dever de ser mais paciente e mais obediente (ou pelo menos vou tentar sê-lo.. :P)

cumprimentos a todos!

22 março, 2006 11:56  

Enviar um comentário

<< Home