Image hosting by Photobucket

Falámos de VOLUNTARIADO na 9ª NOITEstop

Na sexta feira, dia 17 de Novembro, a NOITEstop foi dedicada ao Voluntariado. Aproximamo-nos de uma época festiva em que prevalecem certos valores. O Voluntariado existe em muitas áreas, e para todos os gostos. Apenas pede tempo e dedicação.

“O Voluntário é aquele que despende do seu tempo em prol dos outros de forma gratuita”.
Foi essa a principal conclusão das entrevistas apresentadas. Para conhecermos melhor quais as acções e instituições promotoras do voluntariado convidámos alguns elementos.

Uma das instituições de maior referência nesta época é o Banco Alimentar. O Sr. Delfim, deu-nos a conhecer as dificuldades e as soluções apresentadas para combater a fome, nas diferentes áreas de acção, da responsabilidade do Banco Alimentar. Os números demonstram que o resultado de uma campanha nos supermercado e hipermercados, como por exemplo no próximo fim de semana, apenas chega para 10 dias de distribuição de alimentos pelos mais carenciados. Por isso existe muito a fazer não só da parte dos particulares, mas também das empresas.

O estado é responsável pelos cuidados de saúde de todos os cidadãos. O IPS (Instituto Português do Sangue) é uma instituição que gere o stock de sangue disponível em Portugal. Por norma, só quando estamos perante uma situação grave e precisamos de uma transfusão de sangue, agradecemos as campanhas de recolha de sangue que existem. No entanto as campanhas existentes em Portugal não cobrem a totalidade das necessidades, cabendo ao Estado o dever de comprar sangue ao Estrangeiro, numa transacção que podia ser dispensada, se os voluntários fossem mais. No próximo Domingo, dia 26 haverá uma recolha de sangue nos Bombeiros Voluntários de Camarate. Todos que preenchem os requisitos estão convidados a participar neste processo que traz muitas vantagens…

O Grupo sócio-caritativo é espelho da realidade em Camarate. A Cheila, trouxe-nos uma visão da realidade, que vive escondida ao nosso lado. Os números são crescentes de ano para ano, bem como as dificuldades desta tarefa. Os casos de pobreza extrema são vários. O trabalho não é apenas dar alimentos, mas sim oferecer as condições simples e básicas de sobrevivência. É necessário não só “dar o peixe” mas ensinar “a pescar”. O funcionamento desta actividade está dependente da disponibilidade de voluntários que dão algum do seu tempo para ajudar os outros na distribuição de alimentos, consoante as necessidades.

Os Bombeiros são das instituições voluntárias mais antigas em Portugal e com uma maior importância. Várias vezes solicitamos a sua ajuda, normalmente em casos muito graves. A vida de um Bombeiro Voluntário exige uma enorme dedicação e espírito de grupo para viver inserido num “família” em que todos se esforçam e dão o seu máximo, em prol da vida dos outros. As histórias são diversas, mas em todas está presente a bravura e espírito de sacrifício que envolve bombeiros de todas as idades para toda a vida. Contámos com o testemunho do Bombeiro Nuno, bem como de outros novos elementos.

A Comunidade Vida e Paz, dedica a sua acção aos sem-abrigo. A sua presença é uma referência das ruas de Lisboa, durante a noite. Todas as voltas são preparadas com o objectivo de cumprir a missão a que foram chamados: tirar os sem-abrigo da rua, dando-lhes não só comida, mas aquilo que é mais essencial: a companhia e atenção. Os casos de sucesso são raríssimos mas mesmo assim chegam para tornar esta missão indispensável. Tivemos o testemunho do Pedro que é um dos poucos casos de sucesso e que agora se vê no outro lado a apoiar os seus anteriores companheiros e a incentivá-los para mudar de vida. Para dar a conhecer a instituição contámos com a presença de vários elementos, tais como o Dr. Celestino e o Sr. Presidente da Comunidade.

As histórias são variadas e aquelas que são autênticas aconteceram em pequenos momentos. Todas as instituições contribuem para o mesmo fim, precisando do mesmo: o teu TEMPO!

Links:
- Banco Alimentar:
http://www.bancoalimentar.pt/
- IPS (Inst. Português do Sangue): http://www.ipsangue.org/
- Comunidade Vida e Paz: http://www.cvidaepaz.net.vodafone.pt/

A todos os convidados agradecemos a sua disponibilidade para estarem Voluntariamente connosco!

Deixa-nos o teu comentário sobre esta noite:

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá a todos!

Foi certamente, uma vez mais, uma noite inesquecível, com partilhas, vivências e experiências enriquecedoras para cada um de nós.

O nosso muito Obrigado para todos os convidados, que fizeram desta simples noite, uma verdadeira NoiteStop.


Ana Rocha

22 novembro, 2006 01:46  
Anonymous Anónimo said...

Ola a todos,

Pelo post vi realmente que foi uma grande Noite Stop. Deu a perceber que com exemplos e testemunhos destes ha que suscitar em alguem, a vontade de ajudar, nao os outros, mas a nos mesmos, a sermos cada vez menos por nos mas cada vez mais por todos nos, ajudando-nos mutuamente.

Tenho pena de nao estar presente, mas sei que os que foram gostaram e aprenderam ainda mais com os outros que tem uma experiencia diferente e conhecem realidades que desconhecemos.

Um beijo enorme a Equipa, Parabens!

E um abraco a todos os nossos jovens NoiteStop.

Fiquem todos bem! Luisa Rocha.
P.S. Desculpem a ausencia de acentos ortograficos, mas nao e por gaffe minha, este teclado simplesmente n tem.

24 novembro, 2006 16:16  
Anonymous Anónimo said...

Foi, é e certamente será uma das grandes apostas da NoiteStop. Envolver os jovens e as pessoas que os rodeiam em actividades qe os façam sentir bem com eles próprios e fazer bem a quem bem precisa.
Simplesmente dizer um Obrigado a todos que participaram no Banco Alimentar.
Dizer um Obrigado aos Senhores que participaram na última NoiteStop, e que conseguiram transmitir que é preciso sairmos dos nossos confortos.
"Ajude-nos a alimentar esta ideia", "Aproveitar os Excessos e distribuir onde falta", "Ajude-nos a Cortar com a fome" São alguns dos slogans do Banco Alimentar que nos fazem acreditarque é possível ajudar o próximo.
Dizer apenas que vos espero na Próxima NoiteStop e que cada vez mais tragam os vossos amigos para assim darem testemunho de Cristo Vivo e Ressuscitado entre nós!
Abraços e Beijos
Sérgio

30 novembro, 2006 11:02  

Enviar um comentário

<< Home