Image hosting by Photobucket

Jovens a caminho...

A NOITEstop do dia 22 de Fevereiro proporcionou uma viagem ao longo de diversos sítios e/ou Santuários de peregrinação. Participada por cerca de quinze jovens, este encontro reviveu as últimas recordações da peregrinação a Fátima e deu a conhecer mais alguns sítios procurados pelos cristãos, ao longo dos tempos, para se encontrarem com a fé.

A Viagem (curta) fez-se ao longo dos seguintes locais, num peddy-paper, que proporcionou a todos os jovens a possibilidade de conhecerem um pouco mais as características associadas a cada local:
· Belém
· Nazaré
· Jerusalém
· Basílica de São Pedro
· Santuário de Fátima
· Santuário de Nossa Senhora de Lourdes
· Loyola
· Basílica de Guadalupe
· Catedral de Ávila
· Basílica de Lisieux
· Santiago de Compostela

Após o peddy-paper e apresentação através de mímica das frases conseguidas ao longo do percurso, o segundo momento da noite estava reservado para uma breve explicação sobre o sentido de peregrinar. O acto de peregrinar aparece para os cristãos como prefiguração da sua caminhada na fé. Trata-se de um momento importantíssimo, composto por várias etapas, sempre tendo em vista a meta, que é o encontro com Cristo.

Um outro assunto que está ligado também a este tema, são as promessas. Não só no sentido “contratual” com Deus, mas também vendo ao longo da história da salvação (antigo testamento) e não só. Ao longo dos tempos Deus foi fazendo promessas, a pessoas e povos concretos, de modo a manifestar neles o seu amor pela humanidade. A grande promessa feita ao longo da história da salvação foi revelada em Jesus Cristo, que nos mostrou a verdadeira ressurreição e é para essa promessa que a Igreja caminha.
Porém quando se fala em promessas, recordamo-nos dos actos individuais que inúmeros fiéis realizam para cumprir algo prometido com Deus. Vimos que o homem desde sempre procurou, por medo natural da morte, superar a suposta “falta” da presença de Deus nos momentos de maior aflição. No entanto este acto é próprio da religiosidade natural, própria de uma fraca presença da grande revelação prometida a todos os homens por Jesus Cristo.
Concluímos esta noite com uma oração e apresentação dos painéis com as capas dos guiões, criadas pelos peregrinos de Fátima que irão permanecer por algum tempo na entrada da Igreja.

AVISOS IMPORTANTES:

1. A próxima NOITEstop que será no dia 14 de Março é de extrema importância, porque nela iremos ter uma possibilidade de viver da uma forma diferente o tempo da Páscoa! Marca já na agenda…

2. A NOITEstop relembra que continuam a decorrer na Igreja de Camarate, às terças e quintas-feiras, às 21h30, os encontros para jovens e adultos aos quais todos os participantes da NOITEstop estão convidados a participar. Por isso esperamos lá por ti!

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

foi uma noite muito muito divertida onde deu para descontrair, aprender e "conhecer" alguns Santuários.
foi uma ideia brilhante a do peddypaper, e muito original. tenho de salientar que o meu grupo teve grande empenho e dedicaçaio ganhando as 12 palavras =P
muitas vezes nao percebemos o sentido de peregrnaçao, leva-nos a pensar que sao pessoas que andam a pé para um determinado local sagrado. nunca fiz uma peregrinaçao tão longa e tive imensa pena de nao ter ido. =(

gostei muito da NoiteStop aguardo a proxima com grandes expectativas. =)

beijinhos
Lúcia

ps:pa falta as fotos =P

23 fevereiro, 2008 22:11  
Anonymous Anónimo said...

Olaaaaaaaaa familia!
Tudo bem?
Espero que sim...
Bem mais uma vez sua surpeendida, com mais uma noitestop.
Adoreiiiii, gostei imenso do peddypaper e de percorrer os santuarios e perceber o verdadeiro significado de uma peregrinação, tenho pena de nao ter ido a fatima mas muitas mais verao espero eu...
Ate dia 14!
Bjinhos e Abraços

Soraia Lalim

24 fevereiro, 2008 18:36  
Anonymous Anónimo said...

Oi

sou 1 jovem dos vitamina C - para curar as constipacoes da alma (apelacao).

gostava muito de poder conhecer melhor o vosso grupo pois acho que tem feito coisas muito fixes tal como o meu.

se tiverem interessados deixo aqui o meu contacto

floriano_alves@hotmaul.com

27 fevereiro, 2008 20:54  
Anonymous Anónimo said...

Olá a todos! Devia ter vergonha de mim mesmo...LOL
Há mto tempo que não dava uma vista de olhos pelo blog...
Acredito que estes têm sido tempod e riqueza para mim.
Concerteza a NoiteStop tem realizado coisas fantásticas.
Espero que tenham percebiso pelo menos a essência de ser pergrino na terra, e que por onde passamos é o testemunho de Cristo que deixamos.
Amigo Floriano, em tempos fomo à Apelação convidar os jovens a estarem presentes na NoiteStop. O convite é aqui refeito. As portas estarão abertas sempre que vcs quiserem participar num encontro.
Aproveito para informar que será no próximo dia 14 de Março de 2008. 21:30 Igreja Paroquial de Camarate. Lá vos esperamos!
Abreijos a todos e até Março

27 fevereiro, 2008 23:51  

Enviar um comentário

<< Home